24 novembro 2009

Aconteceu no VI Encontro Ser-tão Brasil


Sexta-feira, dia 20, deu-se início ao Encontro em versos e pela primeira vez, a mesa de abertura foi encantada pela presença e fala de uma criança, Liliane Santos, do Grupo São Gonçalo Mirim. Contou também com declarações do Prefeito da cidade, Secretária de Educação de São Gabriel, representantes do CEJUVE, CRIA e Rede Ser-tão Brasil, os anfitriões do Encontro, membros da Fundação Culturarte e o Mestre Popular Sr. Eurípede.

“Falar do Brasil sem falar do Ser-Tão
É como estar cego em imenso clarão!"

Conferência Livre de Cultura

A Rede Ser-tão Brasil reafirmou a sua ativa participação na proposição e luta pela concretização de políticas públicas referenciadas na cultura popular. Foram apresentadas 28 propostas que serão encaminhadas às Conferências de Cultura Estadual e Nacional, todas pensadas pelos mestres populares, educadores, jovens e crianças que participaram dos tamboretes sertanejos.

O Encontro também conseguiu mobilizar uma reunião entre gestores públicos e educadores da região. Foi registrada a presença dos Prefeitos de São Gabriel, Irecê e Boa Vista do Tupim, além de representantes de secretarias de cultura, educação e assistência social dessas cidades, e Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia – todos em diálogo com educadores de escolas públicas da região, do Conselho Nacional de Juventude (CEJUVE) e representantes da Rede Ser-tão Brasil. O resultado dessa reunião foi o alinhamento de idéias entre os diversos setores envolvidos que gerou indicativos para a concretização de políticas públicas em colaboração. O Movimento pela Cultura da Infância teve atenção especial, somando o maior número de propostas, como a criação de outros Quintais.

"Pensar no Brasil é fazer do sertão a capital do Brasil!"

Manifestações Culturais

De mãos dadas e em ciranda foi celebrada a sabedoria dos Mestres Populares: dos queridos Seu Gervázio e Seu Roque que com certeza cantaram lá de cima, de D. Aninha que de longe participou com dor e junto embalou alegria. Sabedoria dos 15 Mestres que estiveram no Encontro e todos os que com simplicidade engrandecem a cultura popular.

E na manhã do sábado 21, o cortejo cênico conectou a Praça da Prefeitura com o Quintal das Crianças. Uma festa regida pela Banda Filarmônica de Irecê, colorindo as ruas de São Gabriel. Burro puxando carroça enfeitada, perna de pau, Bumba meu boi, violão, zabumba, deu de tudo, de toda cor, de toda manifestação. Pulando, dançando, cantando assim que foi bom viver cada pedacinho da rua, do céu azul e ensolarado de São Gabriel, coisa que não se esquece!

Noites de estrelas, ruas largas e pouca iluminação foi esse o cenário nas noites culturais em São Gabriel: a programação contou com a manifestação musical de artistas locais, entre estes o grupo de teatro SEU, de Uibiaí-BA, que presenteou os participantes com um recital poético. Animaram a festa os cantores Nino Rodrigues e Reginaldo Manso e o Hip Hop do grupo The 12 Black. No contexto, uma feirinha de artesanato e a noite cultural num friozinho gostoso proporcionaram música boa e muita troca.

"Festa boa é a festa da cultura
Eu vim fazer panela pra cozinhar verdura
A panela é boa, é boa demais
Se não tiver panela
Não cozinha mais"

Cultura na Idéia e na Ação

360 pessoas experimentaram refletir e praticar cultura, provocadas por 95 educadores da Rede Ser-tão Brasil e organizações parceiras convidadas. Foram 11 tamboretes sertanejos e 27 oficinas artísticas, nos eixos cultura e saúde; cultura, juventude e participação; cultura e economia solidária; cultura e educação sócio-ambiental; cultura da infância; e culturas populares.

O clube de trocas pela primeira vez experimentado na cidade trouxe outra forma de fazer intercâmbio cultural: através do contato e da conversa, o meu que não me serve pôde ser seu que te serve e assim se economizou dinheiro do dia a dia e também recursos da natureza, no troca-troca de objetos, olhares, sorrisos e abraços!

Quintal das Crianças: aqui começa o mundo novo!

A Rede Ser-tão Brasil deixa a sua mensagem: tecemos e trançamos o Quintal das Crianças de São Gabriel, no bairro das Quixabeiras, experiência piloto na região de Irecê, fonte de inspiração para ser recriada em espaços públicos ociosos na Bahia e Brasil afora. Foi assim: em mutirão, funcionários da prefeitura, as crianças e educadores sociais pegaram na enxada e assumiram o desafio de construir o Quintal, dando nova a beleza, forma e utilidade ensinadas pela permacultura – respeito e interação com a natureza. Muito mais: proporcionaram espaço de interação entre crianças, natureza, adultos e jovens, juntos experimentando as brincadeiras das crianças que existiram e das que hoje expressam a força do mundo novo.

O VI Encontro Ser-tão Brasil teve a participação de cerca de 520 moradores de São Gabriel em toda a programação. Nesse caminho de participação construímos história... E o mundo novo começa onde se firma união: beleza e força, criança e natureza. Seguimos vibrando esse Encontro, dentro de cada um e na ciranda que nos une... No mundo novo as gentes se encontram!

Um comentário:

  1. ola gente sei que o tempo passa mas a saudade fica por tanto quero dizer que pretendo continuar fazendo e recitando meus pequenos versos que tive a oportunidade de aprender com os mestres que cultiva a amizade e sabe reconhecer os valores de cada um.
    um bjãooooooooo de um velho companheiro que nunca ira esquecer jamais joão carlos pereira
    um dia voltarei a participar do cria

    ResponderExcluir